Wikios

 

Wikios é um framework multiplataforma que permite a criação de aplicativos para Android, iOS, Windows, Mac e Linux. É composto por uma IDE (Integrated Development Environment) chamada Wikios Studio, uma linguagem compilada orientada a objeto chamada WS e um aplicativo mobile chamado Wikios Browser que permite testar rapidamente os aplicativos durante o período de desenvolvimento, ou baixar/executar um aplicativo disponibilizado em algum servidor remoto.

Segue uma descrição detalhada de todos os componentes abaixo:

Wikios Studio:
Uma IDE utilizada para desenvolver aplicativos. Inclui um editor de código com “semantic highlightning” e “code complete”, compilador incremental, bookmarks, ajuda integrada, toolbox de componentes, “file explorer” com os arquivos do projeto, incluindo Views, Codes, Models, Entities, Tabelas SQL, etc. A IDE é responsável por compilar o código e criar instaladores de acordo com a plataforma destino.  Também fornece diversos atalhos de teclado, lista de tarefas e um servidor web para testar os aplicativos no Wikios Browser. As aplicações podem ser publicadas no Google Play, Apple Store ou instaladas diretamente no desktop.

WS Language:
É uma linguagem compilada orientada a objeto que permite a criação de aplicativos multi-plataforma através de uma única compilação. WS é simples, intuitiva, conta com um garbage collector agressivo e trabalha de maneira integrada com QML, traduções, arquivos de resources, entities e tabelas SQL. O funcionamento interno é semelhante a compilação Java/Dotnet. WS conta com uma Virtual Machine que executa o “bytecode” compilado em qualquer plataforma. A sintaxe é semelhante ao C#, mas com alguns detalhes de Python.

Wikios Browser:
Wikios Browser é uma aplicação Android que permite executar um aplicativo Wikios a partir de uma URL qualquer. O funcionamento é semelhante ao de um web browser convencional. O conteúdo é baixado e depois executado, com a diferença que o conteúdo baixado é um “bytecode” com acesso a todas as funcionalidades da platafaforma. É muito útil principalmente para a fase de testes durante o desenvolvimento do app, visto que não requer transferência usb ou instalação do app sendo desenvolvido.